Internal_Timing
Toda vez que configuro um novo servidor PBX Asterisk a primeira configuração que faço é colocar o parametro internal_timing igual a yes (internal_timing=yes).
Muitos não conhecem esse parametro mas ele é de extrema importância quando utilizamos recursos que necessitam de temporização, como o meetme. Ao instalarmos o Asterisk sempre nos vemos na obrigação de também instalar o DAHDI/ZAPTEL para gerar a temporização através do DAHDI-DUMMY/ZTDUMMY, para que assim funcione nossas conferências. Algumas vezes nem iremos utiliza-lo mas acabamos por instalar e ocupar mais recursos.
A utilização do módulo timer `ZTDUMMY ‘é altamente recomendado se você não tem um hardware temporizador instalado. Normalmente, se você tem uma placa ISDN da Sangoma e ou Digium (ou, possivelmente, o cartão Eicon BRI), e você tem os módulos para que o cartão seja carregado no Asterisk, então você tem um timer de hardware de verdade.
Se você não possuir um cartão instalado, você pode usar o módulo `ZTDUMMY ‘. Não deixe o nome confundi-lo este é um módulo importante . Ele sincroniza Fluxos de áudio do Asterisk com o relógio de hardware no seu chip RTC.
Outra solução impoortante no caso de não termos os cartões instalados ou o ZTDUMMY carregado é o parametro internal_timing=yes com ele não é necessário instalar o DAHDI e ainda teremos melhorias na qualidade do audio(RTP), pelo menos no meu caso.
Se utiliza o Asterisk SVN/trunk ou 1.4, habilite o internal_timing coloque essas linhas dentro do arquivo /etc/asterisk/asterisk.conf: [options] internal_timing=yes Nota: Isso só funciona com as versões recentes do Asterisk e não está disponivel para a versão 1.2
“Ainda não entendi porque a Digium não coloca esse parametro por default como yes”
Nota: Esse parametro se torna muito valioso quando fazemos virtualização do Asterisk.

Um Comentario para “Asterisk internal_timing”
Trackbacks/Pingbacks