O Codec G.722

Ele vai se tornar uma exigência, porque cada vez mais aparecem terminais que incorporam este recurso de suporte ao codec G.722, uma evolução natural do G.711.

Muito vezes nos perguntamos porque a qualidade de audio de uma emissora de radio é melhor que a qualidade de uma chamada telefonica convencional onde o meio de transmissão não é dos melhores? E porque da inferioridade  das chamadas tradicionais se as mesmas passam através de cabos dedicados?

Os fabricantes estão colocando a mão na massa para produzir terminais com o codec G.722 WideBand que suporta audio com uma amostragem de 16Khz no lugar dos 8Khz de uma chamada convencional. É o dobro de informação por unidade de tempo e ocupa praticamente a mesma banda que o G.711 ou menos, tornando-se uma execelente opção para quem busca qualidade de audio.

Asterisk 1.4 suporta G.722 em modo  ‘passthrough‘, ou seja,… se dois terminais falam o mesmo codec o Asterisk é capaz de reenviar o audio de um terminal a outro mas é incapaz de gravar e ou reproduzir arquivos neste formato.
Asterisk 1.6 suporta G.722 e tem condições de gravar e reproduzir arquivos, da mesma maneira com que faz com outros codecs, como: G.711, GSM, o iLBC.

Este codec é tão interessante que GIPS (Global IP Sound), a empresa por trás dos codecs comerciais, utilizado anteriormente pelo Skype, escreveu um artigo interessante que eu recomendo a leitura quando você tiver um tempo.

Como outros codecs profissionais existem distintas ‘versões’, no nosso caso:

  • ITU G.722 – 48/56/64 Kbps ADPCM 7Khz audio bandwidth
  • ITU G.722.1 – 24/32 Kbps 7Khz audio bandwidth (based on Polycom’s SIREN codec)
  • ITU G.722.1C – 32 Kbps, a Polycom extension, 14Khz audio bandwidth
  • ITU G.722.2 – 6.6Kbps to 23.85Kbps. Also known as AMR-WB. CELP 7Khz audio bandwidth

Existem outras implementações como o Siren7 de Polycom, una versión del G.722.1 cujo o suporte acaba de ser adicionado (durante a Astricon 2009) e que ofrece uma qualiadade similar a de uma emissora de radio, uma vez que reduz o processamento e a largura de banda necessária.

” Você deseja preço baixo ou qualidade nas chamadas?”

Novo Terminal IP Polycom 335 com audio HDpolycom-soundpoint-ip335

Aproveitando a notícia do lançamento de um novo terminal Polycom, vou dar uma pequena introdução a um codec que pouco a pouco está se tornando muito popular: é o G.722.

Aqueles que alguma vez já assistiram o Bootcamp ou Asterisk Avançado podem estar familiarizado com o terminal Polycom 330, um terminal completo mas que tem certos parametros que complicam a sua configuração, mesmo assim, esses cursos são bem didáticos. Uma vez que é capaz de configurar um Polycom pode configurar prarticamente qualquer terminal SIP.

Polycom acaba de publicar uma nova evolução deste terminal, adicionando um recurso que parece se tornar uma exigência nos próximos anos, o som de alta definição ou como é chamado: audio HD (Alta Definição). É o novo Polycom 335.

As caracteristicas deste novo terminal são as mesmas do Polycom 330, caso queira conhece-las basta visitar a página do produto (Polycom 335).

Abs,

Related Posts with Thumbnails

Sem comentarios para “Codec G.722 – Como oferecer audio de qualidade”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bria 3.0: O novo softphone baseado em Asterisk - [...] desta caracteristica o softphone traz suporte IM mensagens instantaneas, video conferencia, codec g722 High Definition, suporte nativo a video ...

Deixe um comentario