nokiaN95Clientes Nokia já desfrutam de ótimos recursos técnologicos oferecidos pelos seus aparelhos, tais como: banda larga 3g, video conferência 3g, gps e outros mais.
O que muitos proprietarios  ainda não sabem é que os aparelhos da série E, tais como: E61, E61i, E51 e E71 e também alguns da série N, como: N82 e N95 possuem um cliente SIP nativo que é capaz de fazer e receber chamadas a partir de um provedor Voip(Vono, Tmais…) ou um IPbx Asterisk.

Muitos devem se perguntar quais as vantagens de se utilizar o recurso SIP Client nativo?  Para sanar essas dúvidas irei listar alguns dos beneficios de se utilizar essa tecnologia:

  • Chamadas Voip: Provedores Voip oferecem tarifas diferenciadas para qualquer tipo de chamada: Local, DDD e DDI. E em muitos casos a economia pode variar entre 60% e 80%, quando não de graça.
  • Chamadas Grátis: Pelo fato de estarmos utilizando a internet para trafegar a voz chamadas entre clientes do mesmo provedor Voip e ou ramais de um IPbx Asterisk não terão custo algum.
  • Mobilidade: Com esse recurso podemos levar nosso número Voip ou ramal da empresa para qualquer parte do mundo que possua um ponto de acesso a internet.
  • Agilidade: Muitas vezes estamos fora da empresa e precisamos falar com outros colegas de trabalho para tratar de assuntos urgentes. Com o seu ramal configurado no aparelho celular podemos facilmente efetuar uma chamada de qualquer lugar do mundo para outro ramal de um colega dentro da empresa. Muitas vezes a pessoa que senta-se ao seu lado no trabalho nem imagina que você está tão longe. Isso é agilidade!
  • Chamdas Internacionais: Sabemos que ao viajar a tarifa de roaming cobrada pelas operadoras é um absurdo. Chegamos até a pedir para os familiares e amigos não ligarem, pois só de receber a chamada ja estamos sendo tarifados. Com o recurso de SIP Nativo podemos levar nosso número local para qualquer parte do mundo, ou seja, você poderá divulgar seu número local contratado junto a um provedor Voip para todos os seus amigos e assim estará economizando em roaming e eles em chamadas de longa distância.

Bom, poderiamos ficar falando por horas dos vários beneficios que esta tecnologia nos proporciona. Mas vamos colocar a mão na massa e configurar um N95 para se registrar em um IPbx Asterisk.

Configurando o Asterisk

Primeiro precisamos criar o ramal no arquivo sip.conf

[general]
port=5060
bindaddr=0.0.0.0
localnet = 192.168.0.0/255.255.255.0
srvlookup=yes
realm=MestreAsterisk
domain=ipbx.mestreasterisk.com.br

[201]
type=friend
callerid=N95<201>
username=201
host=dynamic
secret=secretpass
dtmfmode=rfc2833
insecure=very
nat=yes
qualify=yes
context=ramais-mobile
mailbox=200
disallow=all
allow=g729
allow=gsm
allow=ulaw

Configurando o N95

Para iniciar precisamos criar um novo perfil SIP, para isso vá em:

  1. Menu
  2. Tools
  3. Settings
  4. Connection
  5. SIP settings

nokia-sip

Configurações SIP

Profile mame : Home Asterisk Um nome simples para nomear a conexão
Service profile : IETF SIP que está utilizando, asterisk usa IETF
Default access point : PublicWiFi A conexão de internet que esta utilizando (Wifi ou 3G)
Public user name : sip:201@ipbx.mestreasterisk.com.br endereço do do ramal, básicamente seu ramal@ipbx.mestreasterisk.com.br
Use compression : No Compressão, Selecione No
Registration : Always on Essa opção é para que mantenha-se sempre registrado
Use security : No desabilitar segurança

Proxy Server

Proxy Server Address : sip:ipbx.mestreasterisk.com.br Hostname do seu SIP Server
Realm : MestreAsterisk IMPORTANT: deve ser o mesmo que especificou no realm do sip.conf
User name : 201 Usuario = sip.conf
Password : **** Senha = sip.conf
Allow loose routing : Yes
Transport type : UDP
Port : 5060

Registrar Server

Registrar serv. addr. : sip:ipbx.mestreasterisk.com.br Hostname do seu SIP Server
Realm : MestreAsterisk IMPORTANT: deve ser o mesmo que especificou no realm do sip.conf
User name : 201 Usuario = sip.conf
Password : **** Senha = sip.conf
Transport type : UDP
Port : 5060

Caso após ter configurado o sistema e o mesmo não efetuar chamadas verfique essas opções: “Ferramentas > Configs. > Telefone > Chamada > Env. minha ID de cham. Int.” e mude a opção para “Sim”. Se ela estiver  desativada, o cliente SIP simplesmente se recusa a fazer as chamadas.

Se você consegue fazer as chamadas de internet, mas o telefone se recusa a receber as chamadas de entrada e apenas mostra o aviso de “chamada não atendida”, certifique-se de que a opção “Ferramentas > Configs. > Telefone > Chamada > Alerta ch. Internet” está ativada. Ela serve justamente para bloquear as chamadas de Internet.

Related Posts with Thumbnails

6 Comentarios para “Configurar Asterisk e N95 Native Sip Client”

  1. a parte de configurar asterisk eu nao entendi onde configurar onde encontro estou com duvida é algum softwer q tenho q baixar e onde encontro e como funciona a ligaçao gratuita se pelo que entendi tenho q pagar pelo pacote ou recarregar créditos me da uma luz. Se puder me envie um email. Obrigada

Deixe um comentario