Qualidade de Voz no Voip

Jitter: É a variação do atraso entre pacotes. A transmissão de voz, ao contrário da transmissão de dados é susceptível de ser afectada pelo jitter. Uma demora excessiva entre o envio e recebimento de pacotes podem causar uma ligação de voz difícil de ouvir.

Perda de pacotes: A comunicação de voz sobre um pacote baseado em rede é menos tolerante a perda de pacotes do que o mesmo tipo de comunicação sobre uma rede comutada. Muitos pacotes perdidos podem degradar a qualidade de voz significativamente.

Sequência de pacotes: Devido à natureza das comunicações de voz, os pacotes recebidos precisam ser processados na mesma ordem em que foram enviados a partir da fonte original.

Eco acústivo: O eco acústico é o reflexo de um sinal sonoro. O poder ou a amplitude do eco acústico e a quantidade de atraso entre o sinal que causou e o sinal de reflexão (eco acústico) determina se o eco é detectado pelo alto-falante.

Frente a  estes problemas existem mecanismos diferentes.

Jitter Control: RTP e RTCP fornece informações como data e hora e os valores de jitter que as aplicações de comunicações em tempo real podem usar para compensar o jitter durante uma sessão. Os jitter buffers das aplicações utilizam os valores data, hora e jitter para fazer os ajustes necessários com a finalidade de que se receba um fluxo de pacotes continuo.
As aplicações utilizam as informações recebidas dos pacotes RTP e RTCP para calcular a diferença de dois pacotes.

Cancelador de eco acústico: Ao usar um PC para comunicação em tempo real, tais como chamadas de voz, os participantes da chamada podem experimentar o  eco acústico. Utilize um headset auricular ou um terminal VoIP que tem um microfone integrado ao alto-falante em vez de usar um microfone separado dos alto-falantes, isso pode excluir qualquer eco acústico. Para melhor controle do eco acústico, você precisa de um cancelador de AEC (cancelador de eco acústico, em Inglês).

Qualidade de Serviço (QoS): Os protocolos RTP e RTCP o mecanismo de controle de jitter e o cancelador de eco acústico fornecem informações e ferramentas para monitorar os aplicativos e melhorar a qualidade das comunicações em tempo real.

Medindo a qualidade da voz: A escala Mean Opinion Score (MOS) fornece uma ferramenta para medir e avaliar a qualidade subjetiva da voz. A escala MOS tem um range de 1 a 5, onde 1 indica má qualidade e 5 indica excelente qualidade. A qualidade de voz no RTC (ou PSTN em Inglês) também conhecido como uma conferência é geralmente na faixa de 4 e 5 na escala MOS. Já que alguns codecs capturam um range mais amplo de freqüência eles poderão oferecer uma experiência melhor para o usuario com um som mais natural. A transmissão de voz sobre uma rede IP baseada em pacotes pode agora proporcionar uma qualidade melhor que a transmissão de voz sobre uma rede PSTN.

Nas transmissões de voz sobre redes de comutação de pacotes pode-se se ter uma qualidade melhor na chamada quando a latência é inferior a 200 milisegundos(ms). Mesmo com um retardo entre 200 e 400ms uma transmissão de voz é aceitável, mas quando o esse retardo ultrapassa a casa dos 400ms a qualidade do audio deixa de ser aceitável.

Espero que esse artigo ajude na reflexão dos problemas que possam estar enfrentando.

Abs a todos,

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