Configurando os Agentes

O Asterisk entre suas muitas funcionalidades permite criar e gerenciar filas de espera. Normalmente este tipo de configuração é usada em Call Centers e permite que não se perca uma chamada por falta de operadores, ou seja, a fila de espera retem o usuario em quanto um agente não fique disponivel para atende-lo.

A configuração de gerenciamento do Asterisk para filas de espera se faz através de dois arquivos:

- agents.conf

- queues.conf

O primeiro arquivos configuramos alguns parametros e variaveis para os agentes que logo atenderão as filas.

No queues.conf configuramos as filas e quais os agentes ou grupos de agentes são membros de cada fila e que tipo de estratégia será utilizada para distribuição das chamadas.

Para configurar os agentes que atenderão as chamadas entrantes em distintas filas temos que configurar o arquivo agents.conf.

nano /etc/asterisk/agents.conf

[general] ; Configurações gerais

persistentagents=yes ; define se o callbacklogin terá que ser armazenado em uma base de dados interna do Asterisk. Assim toda vez que reiniciarmos o Asterisk esses dados serão recarregados automaticamente.

multiplelogin=yes ; define se é permitido que uma mesma extensão pode-se conectar com multiplos agentes

[agents] ; aqui se inicia as configurações dos agentes

maxlogintries=3 ; numero máximo de tentativas que tem um agente para conectar

autologoff=15 ; se um agente não atende uma chamada dentro de 25 segundos ele será desconectado automáticamente

autologoffunavail=yes ; se a extensão que o agente se conecta estiver indisponivel automaticamente o agente é deslogado

endcall=yes ; um agente pode terminar uma chamada pressionando a tecla *

musiconhold => default ; é a classe da musica de espera que o agente escutará quando estiver logado

Definindo um grupo para os agentes que vamos configurar:

group=1

Essa parte é dedicada a configuração do agente seguindo a sintaxe:

agent => ID-agente,senha,nome

Alguns exemplos:

agent => 2000,1234,João

agent => 2001,2345,Maria

Para o agente se logar temos que escrever as seguintes linhas no plano de discagem(extensions.conf):

nano /etc/asterisk/extensions.conf

exten => _200[01],1,Agentlogin(${EXTEN})

exten => _200[01],n,Hangup

Recarregamos a configuração do Asterisk e entramos na console:

/etc/init.d/asterisk reload

asterisk -rvvvvvvvvvvvvv

CLI> agent show

2000 (João) not logged in (musiconhold is ‘default’)

2001 (Maria) not logged in (musiconhold is ‘default’)

2 agents configured [0 online , 2 offline]

Nossos agentes estão configurados mais não estão logados.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentario