Configurando os Agentes
O Asterisk entre suas muitas funcionalidades permite criar e gerenciar filas de espera. Normalmente este tipo de configuração é usada em Call Centers e permite que não se perca uma chamada por falta de operadores, ou seja, a fila de espera retem o usuario em quanto um agente não fique disponivel para atende-lo.
A configuração de gerenciamento do Asterisk para filas de espera se faz através de dois arquivos:
- agents.conf
O primeiro arquivos configuramos alguns parametros e variaveis para os agentes que logo atenderão as filas.
No queues.conf configuramos as filas e quais os agentes ou grupos de agentes são membros de cada fila e que tipo de estratégia será utilizada para distribuição das chamadas.
Para configurar os agentes que atenderão as chamadas entrantes em distintas filas temos que configurar o arquivo agents.conf.
nano /etc/asterisk/agents.conf
[general] ; Configurações gerais
persistentagents=yes ; define se o callbacklogin terá que ser armazenado em uma base de dados interna do Asterisk. Assim toda vez que reiniciarmos o Asterisk esses dados serão recarregados automaticamente.
multiplelogin=yes ; define se é permitido que uma mesma extensão pode-se conectar com multiplos agentes
[agents] ; aqui se inicia as configurações dos agentes
maxlogintries=3 ; numero máximo de tentativas que tem um agente para conectar
autologoff=15 ; se um agente não atende uma chamada dentro de 25 segundos ele será desconectado automáticamente
autologoffunavail=yes ; se a extensão que o agente se conecta estiver indisponivel automaticamente o agente é deslogado
endcall=yes ; um agente pode terminar uma chamada pressionando a tecla *
musiconhold => default ; é a classe da musica de espera que o agente escutará quando estiver logado
Definindo um grupo para os agentes que vamos configurar:
group=1
Essa parte é dedicada a configuração do agente seguindo a sintaxe:
agent => ID-agente,senha,nome
Alguns exemplos:
agent => 2000,1234,João
agent => 2001,2345,Maria
Para o agente se logar temos que escrever as seguintes linhas no plano de discagem(extensions.conf):
nano /etc/asterisk/extensions.conf
exten => _200[01],1,Agentlogin(${EXTEN})
exten => _200[01],n,Hangup
Recarregamos a configuração do Asterisk e entramos na console:
/etc/init.d/asterisk reload
asterisk -rvvvvvvvvvvvvv
CLI> agent show
2000 (João) not logged in (musiconhold is ‘default’)
2001 (Maria) not logged in (musiconhold is ‘default’)
2 agents configured [0 online , 2 offline]
Nossos agentes estão configurados mais não estão logados.
