Debian Lenny

Porque usar a Debian? A Debian é a distribuição que mais cresce no mundo, cada versão é somente lançada após rigorosos testes de segurança e correção de falhas fazendo desta a mais segura e confiável dentre todas as outras distribuições Linux. É reconhecida como a mais segura, maior e atualizada mais freqüentemente entre as outras distribuições Linux, além de ser a única sem fins comerciais. É a única que adota o estilo de desenvolvimento aberto e não é mantida por uma empresa comercial (note que o endereço do WebSite da Debian termina com .org), ao invés disso é mantida por programadores, hackers e especialistas de segurança espalhados ao redor do mundo, seguindo o estilo de desenvolvimento do Linux.

Download Debian Lenny

O download do Debian pode ser feito diretamente do site www.debian.org. Estaremos utilizando a versão para plataforma I386.

Debian-ISO
Download da Imagem Debian Lenny

Instalação

A instalação do Debian é muito simples, mas precisamos seguir algumas recomendações  para otimizar o sistema e deixá-lo pronto para a instalação do Asterisk e outros pacotes necessários.

1. Certifique-se que os dispositivos que não serão utilizados estejam desabilitados na BIOS do seu servidor (Porta Serial, Porta Paralela e etc). Apenas deixe os que realmente serão utilizados, caso utilize teclado USB deixe o mesmo habilitado em sua BIOS. Isso irá previnir conflitos de IRQ no futuro quando necessitar instalar placas de telefonia(Digium, Sangoma, Digivoice, Khomp e outras).

2. Instalação apenas em modo Texto. Quando instalarmos o sistema operacional iremos apenas escolher a opção de “Sistema Básico”, ou seja, faremos uma instalação limpa sem ambiente gráfico e outros serviços, isso fará com que não tenhamos que compartilhar recursos do S.O com a telefonia uma vez que todo o processamento de voz está centralizado no processador da máquina.

Video Aula – Instalação

Agora chegou a melhor hora, colocar a mão na massa! Acompanhe a video aula de instalação do sistema operacional Debian a seguir:

Instalação e atualização dos pacotes necessários

Conforme acompanhamos em nossa video aula precisamos fazer as atualizações de Kernel e instalação dos pacotes necessários para a compilação e funcionamento do Asterisk.

Comando:

apt-get install bison ncurses-dev libssl-dev libnewt-dev zlib1g-dev initrd-tools cvs procps libgraphics-magick-perl libgraphicsmagick++1 libgraphicsmagick++1-dev libgraphicsmagick1 libgraphicsmagick1-dev libtiff-doc libtiff-opengl libtiff-tools libtiff4 libtiff4-dev libtiffxx0c2 openssl procps bison libtool libedit2  php5-mysql libedit-dev libeditline-dev libeditline0 libnewt-dev libncurses5 libncurses-dev autoconf automake subversion make gcc g++ libxml2 libxml2-dev mysql-server-5.0 mysql-client libmysqlclient15-dev pciutils apache2 libapache2-webauth libapache2-mod-php5 php5-cli mpg123 unzip php5-mysql iptraf sendmail-bin sendmail php5-cli sharutils linux-headers-`uname -r` sysvconfig sox mysql-connector-odbc unixODBC unixODBC-devel libtool-ltdl-devel libtool-ltdl

apt-get update

Pronto, nossa instalação está completa!

Mestre Asterisk | Treinamento Parte 3

Creative Commons License
Treiamento Asterisk Grátis by Mestre Asterisk is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Related Posts with Thumbnails

88 Comentarios para “Instalação Debian Lenny | Parte 2”

  1. Da uma lida nos comentários, tem uma solução de instalação desses pacotes independentemente.

    Abs

  2. Andrio Campos says:

    Boa tarde,

    Tentei baixar o Debian Lenny, mas não consegui encontrar, baixei a nova versão Debian GNU/Linux 6.0.0 _Squeeze, tem algum problema usar essa?
    Desde já agradeço.

  3. Fantastico este ambiente.
    Estou começando agora e gostaria de saber se existe uma previsão para atualização do curso, pois encontrei algumas dificuldades principalmente com o comando Make e com pacotes com versões mais atuais.
    obrigado

  4. Rafael Marques says:

    Olá, Boa tarde,

    Quero parabenizá-lo pelo site, parabéns estou aprendendo muito.

    Mas ainda tenho algumas dúvidas, eu estou começando a usar a distro PIAF (http://pbxinaflash.com/) conseguir fazer a instalação e tudo mais. Mas agora qual o melhor provedor SIP para fazer ligações DDD, DDI, Áudio Conferência etc. O VONO da GVT seria o mais indicado?

    Desculpes as dúvidas, desde já agradeço.

    Obrigado

Deixe um comentario