Atualização do kit de desenvolvimento permite chamadas de softwares como o iCall;
recurso estava disponível até então apenas via Wi-Fi.

iphone_icallA Apple permitirá a realização de chamadas de VoIP (ligações telefônicas via internet) em redes 3G. Até o momento, esse tipo de conexão só era possível com o uso do Wi-Fi. A informação foi divulgada pelo site AppleInsider. Segundo a publicação online, a Apple atualizou o SDK (kit de desenvolvimento) para o sistema operacional iPhone, permitindo esse recurso.

Uma das primeiras empresas a anunciar mudanças por conta dessa funcionalidade é a iCall. A companhia já divulgou um comunicado destacando que seu aplicativo, disponível gratuitamente na App Store, já permite a realização de ligações com uso da rede 3G. Com isso, é possível fazer ligações gratuitas ou com preços baixos.

A questão do uso de VoIP no iPhone tem causado grande polêmica, por conta das restrições impostas pela Apple e por operadoras. No ano passado, a Apple chegou a vetar o software de ligações Google Voice, fato que levou as empresas à Justiça americana.

Algumas ferramentas, como o Skype, até foram aprovadas pela Apple, e estão disponíveis na loja de aplicativos, mas eram oferecidas, pelo menos até agora, com restrições, que impediam o uso em 3G. Essa medida era resultado da pressão de operadoras (mais especificamente a AT&T, parceira que tem exclusividade do iPhone nos EUA), que temem a queda na receita.

Pressionada pela Justiça, porém, a própria AT&T já anunciou que iria alterar sua política de restrição de chamadas de VoIP na rede 3G da operadora. Por conta disso, a Apple anunciou, no ano passado, que liberaria “o mais rápido possível” aplicativos na App Store com esse recurso.

Para baixar o iCall, clique aqui (requer iTunes).

Via: Macworld

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentario