andris-roofOperadoras e trabalhadores humanitários estão lutando para reconstruir as comunicações no Haiti após o catastrófico terremoto de 12 de janeiro. O Sistema de telecomunicações por fios do Haiti foi devastado, e ainda é quase impossível para a maioria das pessoas fazer uma chamada utilizando uma linha telefonica, disse Rick Perera, um porta-voz da CARE, uma organização norte-americana de ajuda.

Nos primeiros dias após o terremoto a única forma de os funcionários da CARE se comunicarem de forma viável com a sede em Atlanta foi através de mensagens SMS, disse Perera. Mas a situação está melhorando gradualmente e alguns serviços de telefonia celular e serviço de correio eletronico Blackberry estão sendo restaurados. Além disso, grupos de ajuda tem pressa para instalar links de banda larga via satélite.

No final de janeiro a banda larga com fio do escritório da CARE no Haiti estava funcionando de forma intermitente e o provedor de serviços de internet conseguiu atualizar o link para cerca de 1Mbit/seg, disse Perera. A CARE também trouxe sua própria equipe de TI para a criação de um sistema de telefonia VOIP para fazer chamadas com o mundo exterior. O grupo de comunicações NetHope Inc. tem ajudado a CARE configurar uma grande rede Wi-Fi ligada a uma conexão VSAT para auxiliar as varias organizações de ajuda se comunicarem com o resto do mundo através de banda larga capaz de oferecer chamadas Skype de alta definição.

Enquanto isso, Télécoms Sans Frontières, um grupo de ajuda de emergência de telecomunicações, estabeleceu ligações de banda larga por satélite para a força de paz das Nações Unidas e para polícia nacional em um  centro de operações no principal aeroporto do Haiti.

Como implantar ligações de longa distância WiFi no Haiti

network-diagram

Inveneo criou uma metodologia para implantação de redes de longa distância sem fio de nossos muitos anos de trabalho na África. Assim, enquanto Port-au-Prince, apresenta o seu próprio conjunto de desafios logísticos e de comunicação, fomos capazes de instalar e gerenciar uma rede de alto funcionamento com relativa rapidez com estes passos básicos:

Passo 1: WiFi Network Design

mark-design

O primeiro passo na construção de uma rede de longa distância sem fio é certificar que são nodes são visíveis um para os outros.

Passo 2: Location Capacity Survey

scouting

Agora que sabemos onde colocar cada node, tentamos fazer com que o local possa suportar o equipamento necessário.

Passo 3: WiFi Hub Antenna Pointing

aim-dish

A partir do plano criado é necessário apontar as novas antenas para o node da rede central.

Passo 4: Installation Trip Preparation

mark-night

Como qualquer bom engenheiro, a preparação detalhada faz toda a diferença em uma implantação. Antes de fazer uma nova instalação é necessário seguir um checklist diario para fazer um levantamento completo, isto inclui itens como: número de antenas, rádios, switches, VoIP ATAs, etc

Passo 5: Node Antenna Setup

andris-roof

Uma vez no local a instalação da antena é rápida com duas pessoas: Uma no teto e outra fazendo as configurações de rede.

Passo 6: Disseminating Internet Access

networking

Enquanto Andris está no telhado, Mark corre o cabo CAT5e no edifício e atribui os injetores de PoE. Injetores PoE enviam energia ao longo dos 4 fios utilizados nos cabos Ethernet, para que possamos energizar as antenas Ubiquiti sem correr um segundo cabo. Em seguida, ele se conecta à rede existente através de um switch Cisco.

Passo 7: Network Management

manage-net

Colocar a infra-estrutura de rede pode ser difícil, mas a gestão da rede pode ser igualmente desafiador.Cada computador em pontos diferentes exigem seu próprio endereço IP único e cada um precisa se comunicar com servidores remotos fora do Haiti, ao mesmo tempo.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentario