A Calculadora Voip permite que você estime quanta banda passante você vai usar em uma determinada situação. A calculadora de banda incorpora conceitos exclusivos como IAX2 Trunked (exclusivo do Asterisk), formação de células ATM, possibilidade de compressão de cabeçalho RTP, número de amostras por pacote.

Gostaria de parabenizar nosso amigo Flávio E. Gonçalves da empresa V.Office pela idealização, desenvolvimento e criação da Calculadora Voip.   Flávio é um dos grandes contribuidores da comunidade Voip no Brasil e no mundo, escreveu livros como:  Configuration Guide for Asterisk PBX e Building Telephony Systems with OpenSER.

Clique aqui para abrir a Calculadora Voip

Qualidade da Internet para a Telefonia VoIP

Quando um cliente tem uma conexão de Internet Banda Larga de 10 megabits não significa que terá 10 megabits de velocidade para utilizar como bem entender. É necessário saber que há diversos fatores que interferem na utilização de um serviço de Banda Larga e que variam de acordo com o seviço contratado. No caso da Telefonia VoIP, a Internet Banda Larga pode apresentar delays que provocam a redução da velocidade. Alguns delays são normais e outros não. Se a velocidade de download e upload não estão atendendo como deveriam, é importante saber com que frequencia os delays ocorrem, o tamanho deles, por que ocorrem ou se são resultados de perdas de pacote. Mas como saber se sua Internet é boa o suficiente para utilizar a Telefonia VoIP com qualidade? Felizmente você terá a oportunidade de testar o seu serviço de Internet e saber sobre sua qualidade, mas antes, aprenda quais são os fatores mais importantes para a utilização da Telefonia VoIP.

Jitter

Afeta a qualidade da voz e se estiver alto, poderá distorcer o som ou até mutilá-lo. Jitter é definido como a variação de delay no recebimento de pacotes. Numa conversação normal, os pacotes são enviados continuamente, mas quando há um congestionamento na linha, o fluxo começa a dar intabilidade causar o delay. Para que a voz saia coerentemente, é preciso consistência no fluxo de dados. Imagine por um momento uma pessoa falando com você e de repente ela começa a variar a velocidade com que diz as palavras. Um bom Jitter fica entre 1 e 4ms.

Perda de Pacote (Packet Loss)

A Perda de Pacotes afeta todas as aplicações. No VoIP, a perda de pacote pode torná-lo inutilizável. É definida simplesmente como o pacote de dados (no caso do VoIP, voz) que nunca chega no seu destino. O congestionamento do tráfego de dados faz com que a voz se perca e o usuário do outro lado não ouça, por isso a sua medição é indispensável para o bom uso da Telefonia VoIP.

QoS

A medição do QoS é a medição da consistência do fluxo de dados, uma baixa percetagem indica que a conexão não está se comportando com deveria. Contudo, a conexão pode ter boa qualidade e ser lenta.

Download Speed (Velocidade de Download)

É a velocidade que seu computador recebe informações através da Internet. Essencial que tenha uma boa capacidade para o uso da Telefonia VoIP.

Upload Speed (Velocidade de Upload)

É a velocidade que seu computador envia informações através da Internet. Essencial que tenha uma boa capacidade para o uso da Telefonia VoIP.

Calculadora Voip Grátis

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentario