Primeiros Passos

Para se obter o Asterisk em execução no Apple TV requer obviamente um Apple TV. Também requer um Intel Mac, pois não há ferramentas de desenvolvimento disponíveis no Apple TV (ainda). Dividimos o processo em três etapas: preparar o seu Apple TV, construção do Asterisk em seu Mac e finalmente instalar o código do Asterisk compilado em seu Apple TV.

Preparando seu Apple TV

Instalar o SSH

Antes de fazer qualquer coisa que você precisará instalar o SSH no Apple TV. Isso lhe dá a habilidade para acessar o sistema remotamente e copiar arquivos para o sistema. Infelizmente a melhor maneira de fazer isso é abrindo o seu Apple TV ( invalidar a garantia ) e montar a unidade de disco no seu Mac usando uma interface FireWire ou USB. Utilize esse tutorial:  Habilitar SSH e AFP no seu Apple TV

http://www.appletvhacks.net/2007/03/24/enable-ssh-and-afp-on-your-apple-tv/

Montar sistema de arquivos em modo Read/Write

Apple TV monta seu sistema de arquivos raiz em modo read-only, que apresenta alguns problemas. Felizmente é fácil de corrigir isso. Para substituir esse comportamento padrão, crie um arquivo chamado. ReadWrite no diretório raiz (/). Você pode fazer isso a partir do terminal usando o comando touch como segue:

# touch /Volumes/OSBoot/.readwrite

Desabilitando o Serviço Watchdog

Assim que tiver o Apple TV aberto via SSH, você vai querer desabilitar algumas das proteções integradas ao seu Apple TV. O Apple TV vem com vários mecanismos para evitar a pirataria e para corrigir automaticamente os problemas que podem surgir quando o dispositivo está em uso. Estes têm o efeito colateral de desabilitar o software que você adicionar. Para desativar os serviços de vigilância, siga o tutorial aqui: Desabilitar o Serviço Watchdog

http://wiki.awkwardtv.org/wiki/Watchdog

Binários Úteis

Para que você faça pleno uso da interface de linha de comando no Apple TV, você vai ter que instalar alguns arquivos binários extras. Primeiro, você vai precisar do gzip para descompactar arquivos gzip (ou seja, a maioria dos arquivos tar). Você também vai precisar de um editor para manipular arquivos de texto (você pode utilizar o SCP, mas torna-se tedioso depois de um pouco de tempo. Recomendamos que você copie os seguintes binários adicionais quando tiver unidade do Apple TV montada para o seu Mac :

$ cp /usr/bin/gzip /Volumes/OSBoot/usr/bin/ $ chmod +x /Volumes/OSBoot/usr/bin/gzip $ cp /usr/bin/nano /Volumes/OSBoot/usr/bin/ $ chmod +x /Volumes/OSBoot/usr/bin/nano $ cp /usr/bin/vi /Volumes/OSBoot/usr/bin/ $ chmod +x /Volumes/OSBoot/usr/bin/vi

Desativando FrontRow (Opcional)

Apple TV roda FrontRow como uma aplicação shell.  Embora não haja nada para impedi-lo de executar FrontRow e Asterisk ao mesmo tempo, é bom estar ciente de que FrontRow consome CPU. Se você está convertendo seu Apple TV em um aparelho de PABX em tempo integral, você pode simplesmente remover FrontRow. Se você quer que ele sirva tanto como PBX e centro de entretenimento, você pode mover o aplicativo FrontRow para outro diretório e lançá-lo quando quiser usando o comando shell. Para obter instruções sobre como desativar FrontRow, confira aqui:

http://tutorialninjas.net/2007/03/26/hacking-the-apple-tv/

Preparando seu MAC

Você vai precisar de ferramentas de desenvolvimento instaladas em seu Mac, para instalar o Xcode Suite Completo é necessário os discos de instalação do seu OS X ou então baixa-los em:  <”http://developer.apple.com/tools/xcode/index.html”>. Uma vez que as ferramentas para desenvolvedores da Apple estão instalados, você precisará adicionar algumas poucas aplicações open source para completar o processo.

1) Baixe o código fonte do Asterisk 1.4.2 aqui e extraia os arquivos.

Descompactá-lo usando o comando tar como segue: $ tar -xzvf asterisk-1.4.2.tar.gz

2) Baixar Subversion (a origem do sistema de controle de código utilizado pela equipe de desenvolvimento do Asterisk) para o Mac OS X a partir deste site .

3) Em seguida, baixar o Asterisk GUI do sistema de controle de código-fonte da Digium usando Subversion como segue:

$ svn checkout http://svn.digium.com/svn/asterisk-gui/trunk asterisk-gui

4) Faça download de uma cópia do binário Intel wget,  este é necessário fazer o download do Asterisk sons. Coloque o wget no seu path /usr/local/bin ou /usr/bin.

Construindo o Asterisk

No Mac, abra uma janela de terminal, altere o diretório para o local onde você extraiu o código fonte do Asterisk e inicie o processo de construção executando os seguintes comandos:

$ ./configure

Quando a configuração do autoconf estiver completa selecione as opções a serem construídas por meio de:

$ make menuconfig

Nota: Para construir o meu primeiro eu removi os modulos de sons, no entanto, você poderá construir com as opções padrão. Complete o processo de construção executando o seguinte:

$ make
$ sudo make install
$ sudo make samples

Construindo o GUI

Localize a pasta asterisk-gui no checkout do Subversion. Para configurar a fonte do terminal execute:

$ ./configure
$ make
$ sudo make checkconfig
$ sudo make install

Uma vez que esses itens tenham sido concluídos você tem os arquivos necessários para colocar no AppleTV.

Movendo para o Apple TV

Uma vez que todos os arquivos foram construídos e colocados no seu Mac você pode testar sua instalação executando o Asterisk. Para fazer isso, digite o seguinte em uma janela de terminal:

$ sudo asterisk -vvvvvvddddgci

Asterisk deve exibir uma boa quantidade de informações de inicialização. Quando a carga estiver completa você deverá ver o prompt CLI do Asterisk, como segue:

Asterisk Ready.
*CLI>

Se ver isto você tem uma instalação do Asterisk rodando em seu Mac. Agora vamos sair e movê-lo para o Apple TV.

*CLI> stop now

Compacte os diretórios do Asterisk e seu conteúdo usando o comando tar como segue:

$ cd /
$ sudo tar -czvf asterisk.tar.gz 
/var/lib/asterisk 
/var/spool/asterisk 
/var/log/asterisk 
/usr/lib/asterisk 
/usr/sbin/asterisk 
/usr/sbin/astgenkey 
/etc/asterisk 

Depois que o arquivo tar foi construido (ele deve estar entre 20 e 25 megas) você terá que movê-lo para o Apple TV. Você pode fazer isso via AFS ou usando o comando scp a partir do terminal. Para utilizar o SCP,  logue no seu Apple TV usando o SSH e em seguida execute o scp como segue:

$ sudo scp user@192.168.0.102:/asterisk.tar.gz /

Substitua o nome de usuário e o endereço IP para o “usuario” do seu Mac. Observe que você será desafiado para uma senha duas vezes. A primeira vez que você precisará digitar “frontrow” (a senha do usuário padrão do Apple TV). A segunda solicitação é a senha associada ao seu usuário no Mac.

Depois que o arquivo foi copiado para o Apple TV, você pode descompactá-lo a partir do terminal como segue:

$ cd /
$ sudo tar -xzvf asterisk.tar.gz

Isto irá extrair todos os arquivos em seus devidos lugares, com alguma sorte transformar o seu Apple TV em um PBX baseado em Asterisk. Em seguida você precisa fazer algumas alterações nos arquivos de configuração do Asterisk (que estão localizados na pasta / etc / asterisk). Neste ponto você vai precisar de um editor (ou o nano ou vi executável) instalado em seu Apple TV.

Configurando o Manager e o GUI

O novo Asterisk GUI depende do Asterisk Manager Interface (AMI) que é uma espécie de protocolo de integração computador-telefone que entre muitas outras coisas permitem que as aplicações AJAX possam fazer a interface com o Asterisk. A interface Manager está desativado por padrão, então teremos de ligar e ativar um usuário.

Altere os diretórios para o diretório /etc/asterisk no Apple TV. Edite o arquivo manager.conf usando nano ou vi. Faça as seguintes alterações:

Permitir tanto a porta Ethernet como Airport, definindo o “bindport opção ‘como se segue:

bindport = 0.0.0.0

Habilitar o Manager definindo a opção “enable” igual a “yes”

enabled = yes

Habilitando a interface Web definindo o parametro “webenable” igual “yes”

webenabled = yes

Crie uma entrada de usuario administrativo da seguinte maneira:

[manager]
secret=manager
read = system,call,log,verbose,command,agent,user,config
write = system,call,log,verbose,command,agent,user,config

Em seguida editar http.conf para permitir built-in no web server.  Basta definir a opção “enable” igual a “yes” e definir a opção “bindport” para “0.0.0.0″ para liberar todas as interfaces.

Iniciando o Asterisk

Agora você está pronto para iniciar o servidor Asterisk. O binário é encontrado em /usr/sbin (que deve ser parte de seu caminho). Para inicia-lo utilize o sudo como segue:

$ sudo asterisk -vvvvvdddgci

Se o console Asterisk iniciar o servidor web embutido o Asterisk GUI também será ativo. A partir de qualquer navegador Web vá para o seu endreço IP do Apple TV e você pode começar a trabalhar.

A interface GUI pode não funcionar corretamente porque existe uma chamada a aplicação Zapscan que precisa ser desabilitada(leia o Readme do Asterisk-GUI). Neste ponto você pode editar manualmente o arquivo “providers.conf” e para desativar o assistente de configuração basta ir ao cfgbasic.html como segue:

http://appleTV.local:8088/asterisk/static/config/cfgbasic.html

Você deve ser saudado pelo Asterisk GUI. De lá você pode começar a configurar seu PBX.

Expert Artigo

Preparando seu Mac

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentario